O amor falou mais alto e Abel Braga largou a aposentadoria para assumir o cargo de treinador do Internacional e tentar livrar o clube do rebaixamento, faltando apenas duas rodadas para o fim da Série A do Brasileirão.
O caminho de recuperação não começou bem, com o Colorado perdendo para o São Paulo por 3 a 0 e caindo para a 18ª posição da tabela. O que parecia improvável, já que o clube gaúcho precisava vencer seu último jogo e uma combinação de resultados para garantir sua permanência na elite do futebol em 2026, mas o treinador é sinônimo de sorte quando se trata do Inter.
Neste domingo (07/12), o Internacional venceu o RB Bragantino por 3 a 1, no Beira-Rio. Para a felicidade dos poucos mais de 20 mil torcedores colorados presentes, Ceará e Fortaleza perderam seus respectivos jogos da última rodada e ajudaram o time gaúcho a se livrarem do rebaixamento para a segunda divisão, confirmando ser o “maior treinador da história” do clube gaúcho.
Após o apito final, claramente emocionado, Abel Braga foi abraçado por jogadores e dirigentes do Inter ainda no gramado, sendo aclamado pela torcida presente no estádio. O treinador comentou que evitar a queda do Colorado foi um feito maior que a conquista do Mundial de Clubes em 2006.
“Lá, se eu fosse vice, seria o segundo maior time do mundo. Só que a obrigação era do outro. Hoje foi muito mais importante. Ajudei a salvar o Inter do rebaixamento”, comemorou Abelão.
Durante sua coletiva de apresentação, o experiente treinador revelou que estava em débito com o Internacional, já que ele havia sido convidado para assumir o time em 2016, ano em que o Colorado foi rebaixado pela primeira vez, mas na época, não aceitou o convite. Agora, ele contou que sentiu-se obrigado a ajudar a equipe, aceitando assumir o cargo de graça para as duas partidas restantes, após a demissão de Ramón Diáz.
Aposentado como treinador desde 2022, Abel Braga já confirmou que não permanecerá no cargo, encerrando sua oitava passagem pelo clube. Porém, ele não descartou a possibilidade de assumir um cargo na direção em 2026.







