A Conmebol sorteou nesta quinta-feira (18/12), os confrontos das primeiras fases para a disputa da Libertadores 2026. A entidade definiu os jogos da fase prévia da competição, com Bahia e Botafogo conhecendo seus adversários nesta etapa inicial.
Únicos brasileiros que estão disputando essa fase, os dois clubes entrarão na segunda eliminatória, não podendo ser enfrentarem entre si. Todos os jogos da segunda fase da Libertadores estão marcados para serem disputados nas semanas de 18 e 25 de fevereiro de 2026.
O Bahia terá pela frente o O’Higgins, do Chile, no primeiro jogo. Caso avance para a fase seguinte, disputará a vaga na fase de grupos contra o clube que passar da chave quem possui um representante da Bolívia (The Strongest, Blooming ou San Antônio Bulo Bulo), Deportivo Táchira e Tolima.
A situação do Botafogo será a mais complicada e poderá definir sua vaga diante de um adversário argentino, que pode surgir da fase prévia ou dois clubes equatorianos com tradição na competição continental. O clube carioca campeão da Libertadores em 2024 jogará inicialmente contra um time da Bolívia (The Strongest, Blooming ou Nacional Potosí). Caso avance, terá pela frente o Argentinos Juniors ou uma equipe do Equador (Barcelona de Guayaquil ou LDU).
Confira todos os duelos
Datas dos jogos
- 1ª fase: 4 e 11 de fevereiro
- 2ª fase: 18 e 25 de fevereiro
- 3ª fase: 4 e 11 de março
- Sorteio final da fase de grupos: 18 de março
Os potes serão definidos de acordo com a posição dos clubes no ranking da Conmebol. A disputa da pré-Libertadores tem três fases, mas os clubes brasileiros entrarão apenas na segunda e terá pela frente dois confrontos de mata-mata em busca de uma vaga na fase de grupos.
As equipes que ocuparem as melhores posições no ranking da FIFA definiram os jogos mata-mata em casa. Com isso, Bahia e Botafogo serão mandantes em suas chaves no primeiro jogo. Contudo, o Glorioso só atuará como visitante no segundo jogo caso tenha pela frente a LDU.







